terça-feira, 29 de janeiro de 2008

The (happy) end

'Os que a ferro matam, a ferro morrem.'

Sun Tsu (in a Arte da Guerra)

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Pensamento do dia

Nada como a nossa própria merda para percebermos o quanto fedemos.

Tomás de Aquino

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Três desejos

É muito famosa a lenda ou o mito do génio da lâmpada que depois de ser bem esfregado….PUFFF!!, com roupa mais ou menos gay, aparece e nos concede três desejos (aos quais, muito sinceramente, acho que todos deveríamos ter direito. ‘Merda, esta tinha sido uma boa alínea para eu ter colocado no texto onde falo do 3 como número especial. Talvez um dia acrescente, quando me lembrar’).
Esses desejos deviam ser registados logo à nascença, na Conservatória do Registo Civil, para ficarem bem firmados, assinados e não esquecidos. O problema é que pela nossa tenra idade, face ao analfabetismo inerente a qualquer recém-nascido, nem a escolha dos tais desejos, nem a assinatura de compromisso dos mesmos, seria possível! Ok….alguma coisa se haveria de arranjar! Nem que os nossos pais ou familiares fossem obrigados a deixar uma caução em dinheiro ou géneros a fim de assegurar que esses três desejos fossem, impreterivelmente, concretizados assim que atingíssemos a maioridade. Assim tínhamos duas prendas: o gozo dos direitos civis (ainda me hão-de dizer quais são!) e os tais três desejos. Que luxo!

Como poderão imaginar iria haver uma grande repetição de desejos. Os homens iam SEMPRE desejar, pelos menos, uma gaja ‘boa’ na vida e toda a mulher ia querer que, pelo menos, uma vez na vida, algum homem achasse que ela é essa gaja ‘boa’. Os outros desejos iam variar consoante a estupidez, a avareza, a ambição e a inteligência (ou falta dela) das pessoas.

Sou da opinião de que deveria haver, ainda, uma distinção bem definida e vincada entre aquilo que são desejos e sonhos. Em vez de termos só 3 dos primeiros, devíamos ter, também, 3 dos segundos.

Ora feitas as contas, aos trinta anos, tenho 2 sonhos realizados: já vi DMB ao vivo no meu país (conhecer o Eduardo, no concerto, foi um excelente bónus) e já pisei solo americano. Estou a caminho do terceiro – pisar solo africano. Já viram se não tivesse direito aos 3 sonhos!!!!? Aos 30 anos a minha vida tinha perdido toda a magia!! Assim fico mais feliz por poder sonhar que ainda me restam outras tantas alternativas e posso fazer ‘cagadas’ sem jeito ou compostura porque tenho ainda mais três créditos para consertar, remediar ou minimizar os estragos.

U.S.A. – ‘American Idols’

Estados Unidos da América
A Terra Prometida: das oportunidades, da fast food e dos menus McFamília-Feliz, da Oprah e do Connan O’Brien, da maior quantidade de S.U.V.’s em circulação por m2, do combustível mais barato onde tudo se troca ou traduz pelo preço do barril de petróleo, das estagiárias que são ‘obrigadas’ a fazer sexo oral aos presidentes, de Hollywood e da sua produção cinematográfica (que o resto do mundo engole, devora e aplaude sem contestar), do passeio das estrelas e da noite dos Óscares. Terra das raças, da diversidade, da emigração e imigração, dos exageros, da disputa com a Rússia pelo número de ogivas nucleares, da disputa com….ok…com o resto do mundo, só para abreviar. Terra do poder.

Se falamos em poder, temos que falar em Presidência. Aqui a coisa cheira mal, mesmo mal. George W. Bush. O que dizer? Tomou o cargo ‘quase’ de assalto, para não dizer que foi assim mesmo. Um ex-alcoólico confesso, ex-aluno de baixo rendimento escolar, ex-presidente de um clube de baseball, marioneta fácil dos amigos poderosos do papá Bush que tão bem o ajudaram a vencer as presidenciais através de uma artimanha chamada ‘ladroagem’, surripiando votos a seu favor, fazendo com que fossem invalidados os votos que davam a vitória a Al Gore. Para o conseguir, (entre outras canalhices) fez com que aqueles que fossem cadastrados não tivessem direito a votar. Resultado: a grande maioria de afro-americanos e hispânicos (com cadastro – ainda que fosse por não terem pago a pizza ou por atirarem lixo para a rua) perdeu o direito ao voto, votos esses que (ele muito bem sabia) pertenciam a Gore. Antigamente, os políticos esperavam a chegada ao poder para se tornarem escroques. Bush chegou lá pré-ambalado! E é um tipo destes que tem O PODER sobre o mundo e o dedo pronto no botão para o fazer explodir a qualquer momento! Sei que herdou uma herança difícil – Clinton não tinha feito melhor – mas limitou-se a piorar essa herança. Tarefa complicada!!!

Nos 4 primeiros meses de mandato, Bush despoletou uma guerra fria com a China e a Rússia (os velhos inimigos), fez desmoronar o processo de Paz com o Médio Oriente, desrespeitou acordos com a ONU sobre Direitos Humanos, bombardeou civis no Iraque, aumentou as tensões com a Coreia do Norte, colocou todos os países do mundo contra os americanos quando informou que levaria adiante o insano programa de defesa antimíssil ‘Guerra das Estrelas’ – tanta merda EM MENOS DE 120 DIAS!!! O ex libris da idiotice, da ganância e dos interesses de lobbys veio em Julho de 2001 quando, Sua Excelência, El Presidente, rejeitou o Protocolo de Kyoto projectado para reduzir o aquecimento global – o mais irónico é que são os americanos os principais responsáveis pelos danos ao ambiente, nomeadamente pelo facto da camada do ozono ter duas vezes o tamanho da Europa. Talvez tenha sido, apenas, pelo facto deste Senhor, TODO-PODEROSO, gostar de ‘calorzinho’ e desejar ser o primeiro em tudo. E ele consegue, não sozinho, mas consegue!!

Entre as 20 nações mais industrializadas do mundo os E.U.A. são os primeiros!!!!: em número de milionários e bilionários, em gastos militares, em mortes por armas de fogo, em produção de carne, em serial killers, em uso per capita de energia, em emissão de dióxido de carbono, em produção de lixo tóxico e doméstico, em consumo de petróleo e gás natural, em menos comparecimento nas eleições e número de partidos políticos representados na Câmara dos Deputados, em registos de violações, em feridos e mortos em acidentes de viação, em nascimentos de crianças filhas de mães com menos de 20 anos, em não assinaturas de tratados internacionais sobre direitos humanos, na probabilidade de uma criança com menos de 15 anos morrer com uma arma de fogo (seja por homicídio ou suicídio), etc, etc, etc (a lista seria, quase, interminável). UFA!!! Fiquei cansada!!
Que orgulho deve ter o povo americano em ser o primeiro em tanta coisa!!! Parabéns, SON-OF-A-BUSH!

Centésima 'postagem'

Cem textos publicados, cem mensagens, cem momentos, cem ideias, cem dias volvidos (e mais uns trocos), cem (minhas) verdades, cem opiniões, cem desabafos.

Sem medo, sem vergonha na cara, sem vontade de parar, sem repressão, sem receio de continuar.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Atendimento automático

Mas quem foi o génio que se lembrou de criar estes oitocentos e tal e qualquer coisa….estes números verdes que existem agora em qualquer empresa, serviço ou repartição? Ainda por cima verdes!! Logo esta cor que associamos de imediato a reciclagem, economia, coisas baratas e à borla. Tudo mentira! Publicidade enganosa, sem direito a reclamação. A tarifa por minuto, quando aparece em rodapé, é numa letra tão mínima que nem de lupa!, e o que deveria lá estar escrito não era o valor…bastava a legenda ‘Assalto declarado à mão armada!’…experimentem ligar do vosso telemóvel e depois digam-me se não tenho razão!

O pior de tudo é o (suposto) atendimento automático. E aqui vamos nós outra vez! Automático pressupõe imediato, num ‘vapt e vupt’ e ao segundo, mas quando discamos o número lá vem aquela voz dengosa, melosa, nasalada de aeroporto tentar explicar-nos o que devemos fazer. Vem o rol das opções que temos, em maior número do que a lista de todas as namoradas do Santana Lopes nos últimos cinco anos e, ainda assim, a opção QUE NÓS QUEREMOS nunca lá está. Depois vem o cardinal e o asterisco (que grande parte da nossa população envelhecida e pouco escolarizada não sabe o que é!), prima esta tecla ou aquela, escolha este número ou aquele, ‘prefere a gravação ou falar com um (verdadeiro) operador?’…’Dasss..tanta pergunta, tanta decisão para tomar, tanta deliberação, quando, de manhã, nem a merda da roupa para vestir conseguia escolher!’. ‘Vai à sorte’, primo o 9 e digo adeus ao resto do meu rico dia!