domingo, 25 de maio de 2008

Um simples 'gosto de ti'

A vida é uma aprendizagem constante.

Muito próxima dos 31, recordo uma frase que todos conhecem 'Só sei que nada sei'. Viver com sabedoria significa perder a arrogância, insensatez e crença absoluta de que temos muito a ensinar aos outros e nada para aprender com eles.
Algo que me faz sentir diferente das outras pessoas é que aprendi, muito cedo, que o tempo encurta a vida (entre outras coisas) e que temos o dever de dizer aos que gravitam em torno de nós o que sentimos por eles, todos os dias da nossa existência.

Nunca me inibi de dizer 'Gosto de ti', sem pensar, assim, simples! O que me move? Não saber quanto tempo tenho e quantas oportunidades a vida me vai dar para o dizer a quem merece, as vezes que me der na veneta.

De uma forma má, mesquinha, torta e estúpida aprendi que não o devo ou posso fazer quando me apetece. As pessoas, na generalidade, não estão preparados para aceitar ou mesmo retribuir. (De registar que nunca o fiz como um pedido camuflado para que me digam o mesmo, mas posso regozijar-me de ter 'ensinado' algumas pessoas a fazê-lo, a mim e a outros, de uma forma que nunca tinham feito antes). Quando aprendemos a fazê-lo, torna-se um hábito tão natural como bocejar ou espreguiçarmo-nos.

Parece estúpido, mas não deixa de ser uma realidade torta e verdadeira a forma como os que não são da família têm tanta dificuldade em aceitar isto! Porquê?? Não me canso de perguntar....mas sei a resposta. Deram-me a conhecer a resposta. Afinal, um simples 'Gosto de ti' pode originar más interpretações em quem tem o coração fechado e palas nos olhos: significado - não posso dizê-lo a quem é comprometido sob pena de serem interpretadas entrelinhas na mensagem como: investida de cariz carnal ou/e até sexual. ABSURDO E RIDÍCULO.

Isto tudo para dizer que reduzi, infimamente, a 'lista' de pessoas a quem passei a ofertar um inocente, simples e (des)confortante 'Gosto de ti'. Há coisas que é preferível, afinal, guardarmos para nós mesmos. Pensar e não dizer.
Uma lição dura e triste que se aprende de onde menos se espera. Mas aprende-se. Ao invés de renovarmos os votos de amizade e carinho profundos por alguém que achamos merecedor através de um simples 'Gosto de ti', melhor mesmo é não dizermos nada.
É como digo, estamos constante e eternamente a aprender.

2 comentários:

Anónimo disse...

iiiiiiiiiiii muitos parabéns Drª Nica. Que tenha um dia muito feliz!!!

Anónimo disse...

eu gosto de ti tambem!!sou um "prebelegiado" é pa mim um "prebelililégio" fazer parte da tua raça!!bjinhos nica