quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

U.S.A. – ‘American Idols’

Estados Unidos da América
A Terra Prometida: das oportunidades, da fast food e dos menus McFamília-Feliz, da Oprah e do Connan O’Brien, da maior quantidade de S.U.V.’s em circulação por m2, do combustível mais barato onde tudo se troca ou traduz pelo preço do barril de petróleo, das estagiárias que são ‘obrigadas’ a fazer sexo oral aos presidentes, de Hollywood e da sua produção cinematográfica (que o resto do mundo engole, devora e aplaude sem contestar), do passeio das estrelas e da noite dos Óscares. Terra das raças, da diversidade, da emigração e imigração, dos exageros, da disputa com a Rússia pelo número de ogivas nucleares, da disputa com….ok…com o resto do mundo, só para abreviar. Terra do poder.

Se falamos em poder, temos que falar em Presidência. Aqui a coisa cheira mal, mesmo mal. George W. Bush. O que dizer? Tomou o cargo ‘quase’ de assalto, para não dizer que foi assim mesmo. Um ex-alcoólico confesso, ex-aluno de baixo rendimento escolar, ex-presidente de um clube de baseball, marioneta fácil dos amigos poderosos do papá Bush que tão bem o ajudaram a vencer as presidenciais através de uma artimanha chamada ‘ladroagem’, surripiando votos a seu favor, fazendo com que fossem invalidados os votos que davam a vitória a Al Gore. Para o conseguir, (entre outras canalhices) fez com que aqueles que fossem cadastrados não tivessem direito a votar. Resultado: a grande maioria de afro-americanos e hispânicos (com cadastro – ainda que fosse por não terem pago a pizza ou por atirarem lixo para a rua) perdeu o direito ao voto, votos esses que (ele muito bem sabia) pertenciam a Gore. Antigamente, os políticos esperavam a chegada ao poder para se tornarem escroques. Bush chegou lá pré-ambalado! E é um tipo destes que tem O PODER sobre o mundo e o dedo pronto no botão para o fazer explodir a qualquer momento! Sei que herdou uma herança difícil – Clinton não tinha feito melhor – mas limitou-se a piorar essa herança. Tarefa complicada!!!

Nos 4 primeiros meses de mandato, Bush despoletou uma guerra fria com a China e a Rússia (os velhos inimigos), fez desmoronar o processo de Paz com o Médio Oriente, desrespeitou acordos com a ONU sobre Direitos Humanos, bombardeou civis no Iraque, aumentou as tensões com a Coreia do Norte, colocou todos os países do mundo contra os americanos quando informou que levaria adiante o insano programa de defesa antimíssil ‘Guerra das Estrelas’ – tanta merda EM MENOS DE 120 DIAS!!! O ex libris da idiotice, da ganância e dos interesses de lobbys veio em Julho de 2001 quando, Sua Excelência, El Presidente, rejeitou o Protocolo de Kyoto projectado para reduzir o aquecimento global – o mais irónico é que são os americanos os principais responsáveis pelos danos ao ambiente, nomeadamente pelo facto da camada do ozono ter duas vezes o tamanho da Europa. Talvez tenha sido, apenas, pelo facto deste Senhor, TODO-PODEROSO, gostar de ‘calorzinho’ e desejar ser o primeiro em tudo. E ele consegue, não sozinho, mas consegue!!

Entre as 20 nações mais industrializadas do mundo os E.U.A. são os primeiros!!!!: em número de milionários e bilionários, em gastos militares, em mortes por armas de fogo, em produção de carne, em serial killers, em uso per capita de energia, em emissão de dióxido de carbono, em produção de lixo tóxico e doméstico, em consumo de petróleo e gás natural, em menos comparecimento nas eleições e número de partidos políticos representados na Câmara dos Deputados, em registos de violações, em feridos e mortos em acidentes de viação, em nascimentos de crianças filhas de mães com menos de 20 anos, em não assinaturas de tratados internacionais sobre direitos humanos, na probabilidade de uma criança com menos de 15 anos morrer com uma arma de fogo (seja por homicídio ou suicídio), etc, etc, etc (a lista seria, quase, interminável). UFA!!! Fiquei cansada!!
Que orgulho deve ter o povo americano em ser o primeiro em tanta coisa!!! Parabéns, SON-OF-A-BUSH!

Sem comentários: